Translate

quarta-feira, 8 de junho de 2011

NÚCLEO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E MOVIMENTO SINDICAL RURAL EM ALAGOAS-NEASR

 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS-UNEAL
NÚCLEO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E MOVIMENTO SINDICAL RURAL EM ALAGOAS-NEASR
http://www.neasr-al.blogspot.com/
(82)35398083- Ramal: 2026

O Prof.  Me. Antonio Barbosa Lúcio, visando publicizar atividades desenvolvidas pelo NUCLEO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E MOVIMENTO SINDICAL RURAL EM ALAGOAS, apresenta os resultados das seguintes pesquisas:

PESQUISAS ORIENTADAS PELO PROFESSOR ANTONIO BARBOSA LUCIO E APRESENTADAS EM EVENTOS CIENTIFICOS, PUBLICADAS EM ANAIS DE CONGRESSOS E EM REVISTAS

01-Educação do(no) campo: um direito garantido por lei e desconhecido pelos camponeses - Elâine Fernandes dos Santos e Josefa Mendes da Silva- I Encontro de Pesquisa Científica/UNEAL/LETRAS-CAMPUS V/2010
02-O ensino da língua portuguesa no campo: variação lingüística x gramática normativa-Erinaldo da Silva Santos e Josefa Mendes da Silva/ V Encontro de Professores de Português, Inglês, Espanhol e Literatura-EPPIEL- UNEAL/LETRAS-CAMPUS V/2010; Universidade Vale do Acaraú-Maio2011;
03- Educação no campo: uma investigação acerca das condições de ensino-aprendizagem de língua portuguesa em uma escola situada na zona rural-Erinaldo da Silva Santos e Fabrício Oliveira de Lima/ V Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas/Programa de Pós-graduação em educação do Centro de Educação/UFAL/2010 e UNEAL/ LETRAS-CAMPUS V/2010 Disponível em  http://dmd2.webfactional.com/media/anais/A-EDUCACAO-NO-CAMPO-UMA-INVESTIGACAO-ACERCA-DAS-CONDICOES-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-DE-LINGUA-PORTUGUESA-EM-UMA-ESCOLA-SITUADA-NA-ZONA-RURAL.pdf

04-Educação e Trabalho: Caminhos que se cruzam-Marcelo Santos Barbosa; Antonio Barbosa Lúcio/Universidade Vale do Acaraú-Maio2011;
05-As condições de ensino em escolas do campo- Antônia da Silva Santos e  Cíntia de França Silva/IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade/UFS/SE/2010 e UNEAL/LETRAS-CAMPUS V/2010
06-Fronteiras da igualdade no ensino fundamental: uma proposta de análise de indicadores da qualidade do trabalho docente- Antonio Barbosa Lúcio-III Fórum Brasileiro do Semiárido- Universidade Vale do Acaraú-Maio2011
07-O DESCASO DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA NO CAMPO NO INTERIOR DE ALAGOAS (UM ESTUDO DE CASO)- Elâine Fernandes dos Santos; Josefa Mendes da Silva; Antonio Barbosa Lúcio;
08-As representações sociais do trabalho rural: o discurso da FETAG/AL-Antonio Barbosa Lúcio- VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural: América Latina: realineamientos políticos y projectos en disputa/ALASRU/2010
09-O movimento camponês e a luta pela terra em Alagoas/ Antonio Barbosa Lúcio/ I Semana de Estudos Agrários da UNEAL:  Mundo rural-velhos problemas, novos desafios/2007
10-Questão Agrária, campesinato e precarização do trabalho/ Antonio Barbosa Lúcio I Semana de Estudos Agrários da UNEAL:  Mundo rural-velhos problemas, novos desafios/ /2007;
11-SINDICATOS RURAIS: ORGANIZAÇÃO SINDICAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA-ESTUDO SOBRE A AÇÃO SINDICAL DOS TRABALHADORES RURAIS ALAGOANOS NAS DÉCADAS DE 1980-1990/ Antonio Barbosa Lúcio 2008


ARTIGOS PUBLICADOS

1-   O movimento camponês e a luta pela terra em Alagoas: poder, estado e reforma agrária; Revista-Sociedade, Educação e Poder/UNEAL/2010
2-   A legislação de terras no Brasil e as influências portuguesas- anais eletrônicos-I colóquio dos oitocentos em Alagoas/UNEAL/2008
3-   A ação sindical dos trabalhadores canavieiros alagoanos a partir da década de 1980-Revista Cabanos/UNEAL/2006;
4-   Educação no campo: uma investigação acerca das condições de ensino-aprendizagem de língua portuguesa em uma escola situada na zona rural-Erinaldo da Silva Santos e Fabrício Oliveira de Lima;
5-   As condições de ensino em escolas do campo- Antônia da Silva Santos e  Cíntia de França Silva

MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO ORIENTADAS PELO PROFESSOR
ANTONIO BARBOSA LUCIO

1-      Elenice Temóteo de Almeida. ASSENTAMENTO RURAL: MST E OS IMPACTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E PÓLÍTICOS - O CASO DO ASSENTAMENTO DOM HÉLDER CÂMARA/NÚCLEO MARAVILHA EM GIRAU DO PONCIANO-AL NA DÉCADA DE 1990. 2007
2-      Gilson Joveniano da Silva. POR ENTRE ALFORJES E PATRONAS: SOLIDEZ E CONTRADIÇÕES NO CONCEITO DE DEMOCRACIA DO MST – ASSENTAMENTO NOVA PAZ - EM GIRAU DO PONCIANO/AL NA DÉCADA DE 2000. 2007. Monografia (História dos Movimentos Sociais no Brasil) - Universidade Estadual de Alagoas;



MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO ORIENTADAS PELO PROFESSOR
ANTONIO BARBOSA LUCIO



1-      AGENOR ALVES CALIXTO FILHO. IMPACTOS DO NEOLIBERALISMO NA ECONOMIA BRASILEIRA NO GOVERNO FERNANDO COLLOR DE MELO. 2011. Curso (História) - Universidade Estadual de Alagoas;
2-      Nadja Lúcia dos Santos. O processo de organização do trabalho no campo- estudo da agroindustria sucroalcooleira na década de 1990: os trabalhadores assalariados da cana-de-açúcar na Usina Seresta- Teotônio Vilela/AL. 2011. Curso (curso de graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas
3-      Marice Rocha Barbosa. RELAÇÕES DE TRABALHO E COTIDIANO DOS CORTADORES DE CANA SOB O REGIME DA MONOCULTURA CANAVIEIRA NO MUNICIPIO DE CAMPO ALEGRE – AL, A PARTIR DA DECADA DE 1990.. 2008. Curso (História) - Universidade Estadual de Alagoas;
4-      Rodrigo Abraão Moisés da Silva. RESISTÊNCIA PERDIDA: OS CAMINHOS DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO EM ALAGOAS. 2008. Curso (História) - Universidade Estadual de Alagoas;
5-      José Rogério de Farias. A reconstituição e interpretação da ação do sindicato rural de coité do Nóia, nas décadas de 1988-90: alcançes e limites. 2006. Curso (História) - Fundação Universidade Estadual de Alagoas;
6-      Ana Maria Miranda dos Santos. ESTUDO SOBRE A AÇÃO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE GIRAU DO PONCIANO ALAGOAS – NAS DÉCADAS DE 1980 – 1990. 2006. Curso (História) - Fundação Universidade Estadual de Alagoas;
7-      ALESSANDRO LUIS DOS SANTOS. NO CALOR DA HORA: O ASSASSINATO DO DEPUTADO ESTADUAL MARQUES DA SILVA E SUA REPERCUSSÃO NA SOCIEDADE ALAGOANA. 2006. Curso (curso de graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas;
8-      Maria Gisélia da Silva Gomes. O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO E A INTENSIFICAÇÃO DO USO TECNOLÓGICO NA AGRO-INDÚSTRIA AÇUCAREIRA NO EXTREMO SUL DE ALAGOAS A PARTIR DA DÉCADA DE 1970.. 2006. Curso (História) – Fundação;
9-      Rosivaine Barbosa de Souza. sindicatos rurais: organização sindical e participação política - estudo sobre a ação sindical dos trabalhadores rurais nas décadas de 1980-1990: o caso de feira Grande/ al. 2006. Curso (curso de graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas;
10-  MARIA GIVANEIDE DA SILVA MIRANDA. AS MARCAS DO CANGAÇO: A CONSTRUÇÃO DO MITO NA LITERATURA DE CORDEL E NO IMAGINÁRIO POPULAR SOBRE VIRGULINO FERREIRA DA SILVA, O LAMPIÃO. 2005. Curso (Geografia) - Fundação Universidade Estadual de Alagoas;
11-  MARIA OLIVEIRA DE LIMA DO NASCIMENTO. ENTRE A VONTADE E O PODER: O CONFRONTO, A COMPOSIÇÃO POLÍTICA E AS RELAÇÕES DE PODER NA FORMAÇÃO DA VILA SÃO JOSE, ARAPIRACA (1940- 1960). 2005. Curso (História) - Fundação Universidade Estadual de Alagoas;
12-  TELMA CRESCENCIO DUARTE DE PAULA. UNIVERSOS EM CONFRONTO: A HISTÓRIA DE PADRE CÍCERO. 2005. Curso (História) - Fundação Universidade Estadual de Alagoas



INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PESQUISAS CONCLUIDAS)

1-      Ronaldo Francisco da Hora. sindicatos rurais: organização sindical e participação política – estudo sobre a ação sindical dos trabalhadores rurais alagoanos nas décadas de 1980-1990. o caso de Taquarana. 2008. Iniciação científica (História) - Universidade Estadual de Alagoas;
2-      Ronaldo Francisco da Hora. Relatório de Pesquisa Ação sindical dos trabalhadores rurais: o caso de Taquarana. 2006. Iniciação científica (curso de graduação em História) - Universidade Estadual de Alagoas;

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PESQUISAS EM ANDAMENTO)

1-      Josefa Mendes da Silva. EDUCAÇÃO DO(NO) CAMPO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E DE ENSINO EM ESCOLAS DO(NO)CAMPO NO AGRESTE/SERTÃO ALAGOANO. 2010. Iniciação científica (Letras) - Universidade Estadual de Alagoas;
2-      Erinaldo da Silva Santos. EDUCAÇÃO DO(NO) CAMPO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E DE ENSINO, EM PORTUGUES, EM ESCOLAS DO(NO)CAMPO NO AGRESTE ALAGOANO: O CASO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL/SÃO SEBASTIÃO-AL-2010. 2010. Iniciação científica (Letras) - Universidade Estadual de Alagoas;
3-      Elâine Fernandes dos Santos. 1- EDUCAÇÃO DO(NO) CAMPO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E DE ENSINO, EM LÍNGUA PORTUGUESA, EM ESCOLAS DO(NO)CAMPO NO AGRESTE ALAGOANO: O CASO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL /ARAPIRACA-AL-2010-. 2010. Iniciação científica (Letras) - Universidade Estadual de Alagoas;
4-      José Esmael de Jesus Filho. 3- EDUCAÇÃO DO(NO) CAMPO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E DE ENSINO, EM HISTÓRIA, EM ESCOLAS DO(NO)CAMPO NO AGRESTE ALAGOANO: O CASO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL/ARAPIRACA-AL-2010. 2010. Iniciação científica (História) - Universidade Estadual de Alagoas;
5-      marcelo dos Santos Barbosa. 4- EDUCAÇÃO DO(NO) CAMPO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E DE ENSINO, EM HISTÓRIA, EM ESCOLAS DO(NO)CAMPO NO AGRESTE ALAGOANO: O CASO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL/GIRAU DO PONCIANO-AL-2010-. 2010. Iniciação científica (História) - Universidade Estadual de Alagoas;
6-      Maria José dos Santos. 5- EDUCAÇÃO DO(NO) CAMPO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E DE ENSINO, EM HISTÓRIA, EM ESCOLAS DO(NO)CAMPO NO AGRESTE ALAGOANO: O CASO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL/GIRAU DO PONCIANO-AL-2010. 2010. Iniciação científica (História) - Universidade Estadual de Alagoas;
7-      Edvalma da Silva Santos. 6- EDUCAÇÃO DO(NO) CAMPO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E DE ENSINO, EM PORTUGUES, EM ESCOLAS DO(NO)CAMPO NO AGRESTE ALAGOANO: O CASO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL/SÃO SEBASTIÃO-AL-2010. 2010. Iniciação científica (Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas;

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ANDAMENTO

1-      Marcelo dos Santos Barbosa. História de luta e conquista: a atuação do MST em um assentamento de Girau do Ponciano/AL. 2010. Curso (História) - Universidade Estadual de Alagoas;
2-      Gilberto Barbosa Filho. ÍNDIOS, BRANCOS E NEGROS NA ORGANIZAÇÃO SÓCIO-ECONOMICA E POLÍTICA DE LIMOEIRO DE ANADIA/AL. 2010. Curso (História) - Universidade Estadual de Alagoas;
3-      Adriana Bispo da Costa. O discurso como objeto de dominação:linguagem, escrita e poder no âmbito da prática docente. 2010. Curso (Letras) - Universidade Estadual de Alagoas;
4-      José Paulo de Moraes e Allan Diego Pereira de Lira. O ENSINO DA MATEMÁTICA NO EM ESCOLAS DO(NO) CAMPO EM ARAPIRACA/AL: EXPECTATIVAS E DIFICULDADES. 2010. Curso (Matemática) - Universidade Estadual de Alagoas;
5-      Ronaldo Francisco da Hora. Sindicatos rurais: organização sindical e participação política – estudo sobre a ação sindical dos trabalhadores rurais alagoanos nas décadas de 1980-1990. o caso de Taquarana. 2010. Curso (História) - Universidade Estadual de Alagoas;
6-      Adriana Márcia marinho da silva. sindicatos rurais: organização sindical e participação política - estudo sobre a ação sindical dos trabalhadores rurais nas décadas de 1980-1990: o caso de Arapiraca/al. 2010. Curso (História) - Fundação Universidade Estadual de Alagoas;
7-      Maria José dos Santos. Uma análise Histórica da Saúde Pública em Girau do Ponciano-Al nas décadas de 80 e 90. 2010. Curso (História) - Universidade Estadual de Alagoas;
8-      Marcos de Oliveira. 1- políticas publicas e gestão da e na educação em alagoas: avanços, limites e contradições do governo Ronaldo Lessa(1999-2002). 2010. Curso (História) - Universidade Estadual de Alagoas;
9-      Josevânia Ribeiro Silva. A CURA DAS ALMAS: CONFLITOS, INTERESSES E PODER NA ATUAÇÃO DO MOVIMENTO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA EM GIRAU DO PONCIANO/AL. 2008. Curso (História) - Universidade Estadual de Alagoas.
10-   
CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

01- Organização escolar em assentamentos rurais/NEASR/07/01 a 20/05/2009- 40horas
02-A questão agrária brasileira: desafios e perspectivas/ NEASR/agos/Nov de 2007-60 horas;
03-Educação no campo: as experiências de educação no Brasil- NEASR-20/02 a 28/08/2010-60 horas;
04-Elementos para uma análise da Educação do Campo no Brasil/NEASR 17/07 a 28/11/2009- 40 horas