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domingo, 16 de novembro de 2008

Linha de Pesquisa do NEASR: Estudos agrários, movimento sindical rural e educação no campo.

Na linha de pesquisa são abordados estudos voltados para compreender o papel do Estado e da sociedade civil frente ao processo de organização de políticas públicas para os seguimentos sociais envolvidos. Entende-se que essa relação é conflituosa, na medida em que envolvem fatores para além da estrutura estatal exigindo dos atores envolvidos negociações, disputas de poder, organização política, aumento de demandas frente ao poder estatal, relacionadas tanto no processo de criação, consolidação e efetivação de tais políticas, como no processo de avaliação de eficiência e eficácia das ações realizadas. Estabelece, também, continuidade frente às formas de substituições de tais políticas diante a exigência de troca de poderes instituídos que, por vezes, são acompanhadas de novas formas de organização governamental com trocas de dirigentes, criação/extinção de órgãos, mudanças na forma de alocação de recursos, continuidade/descontinuidade das ações, além de processos legislativos e do poder judiciário, órgãos estatais que influenciam de forma decisiva as organizacionais do setor agrário.

Dentre os temas compreendidos nesse campo temático, destacam-se: contribuir com análises voltadas para o desenvolvimento agrário, promovendo estudos e pesquisas objetivando identificar, analisar e avaliar os limites e possibilidades das políticas públicas para o setor agrário; organização sindical do trabalho no campo; luta e conquista pela terra; agricultura familiar; desenvolvimento sustentável, políticas de financiamento rural; políticas de combate a pobreza, gênero e questão agrária; relações entre movimentos sociais rurais e as políticas publicas; efeitos de influências sociais, políticas e econômicas dos processos de mudanças no campo ocasionados após implantação de sistemas agroalimentares; assentamentos rurais e pequenos produtores rurais que não se enquadram na categoria produtor familiar; utilização de recursos pelos grupos envolvidos; educação e saúde do trabalhador(a) rural.

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