Translate

domingo, 16 de novembro de 2008

METODOLOGIAS UTILIZADAS NO NEASR


O estudo de temas agrários envolvendo trabalhadores rurais suscita discussões no meio acadêmico com uma parcela do contingente populacional comumente esquecida pelo poder público e/ou voltando suas políticas de forma centralizadora ou expropriadora. Por isso, estudos agrários, movimento sindical rural e educação no campo vêm se consolidando enquanto prática acadêmica diferenciada com feições próprias visando constituir um acervo de conhecimentos de dimensão multidisciplinar e especializado nessas áreas do conhecimento. Embora no Brasil existam grupos específicos voltados para tais estudos, no Nordeste e em Alagoas, são poucas as iniciativas nessa área, especialmente centrada em estudos envolvendo trabalhadores rurais.
O NEASR tem o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas sobre a temática rural e regional, contribuir para identificar, analisar limites e possibilidades das políticas públicas, estudos voltados para identificação e análise da condição de vida e de trabalho dos trabalhadores (as) rurais, promover a divulgação de suas atividades, manter registros atualizados de documentos relacionados à área, atuar em intercambio com diferentes áreas da Universidade, com a comunidade acadêmica e instituições governamentais ou não, que se ocupam da temática rural.
Para tanto, utilizaremos como arcabouço metodológico a pesquisa qualitativa entendida aqui como condição de conhecimento crítico para além do uso de técnicas de pesquisa, ou seja, a metodologia exige o questionamento sobre os processos de desenvolvimento dos estudos, sua capacidade de reflexão sobre as diversas fases da pesquisa e sua capacidade de propiciar condições de argumentação frente aos pressupostos teóricos apresentados. Portanto, não se trata apenas de uma discussão frente técnicas qualitativas, mas sobre maneiras de fazer pesquisa. O que não significa dizer que os métodos quantitativos serão abandonados, pelo contrário, será parte constituinte desse fazer ciência. Entretanto, não se confundem técnicas de pesquisas, necessárias para o desenvolvimento do trabalho, com metodologia de pesquisa. Pesquisa qualitativa pode ser caracterizada como aquela voltada para análise de microprocessos individuais e grupais sem abandonar análises que envolvam questões universais. Essa relação dialética aponta para a necessidade de que é impossível análises microssociais sem sua interligação direta com o conjunto das relações sociais. Nosso intuito, também, será organizar, a partir dos estudos realizados, possibilidade de ampliação de trabalhos de cunho monográfico, acervo documental e iconográfico (MATINS, 2001).

Sem comentários:

Enviar um comentário